segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Afinal o que é a Hiperactividade com Défice de Atenção

                                           
   
                                        
                                        


     Nem sempre é fácil fazer o diagnóstico desta perturbação, dado que os Sintomas Englobados, podem aparecer não só em outras patologias como até em crianças normais.
   
       Hiperactividade é uma diminuição ou ausência de controlo no indivíduo.
        A Criança Hiperactiva é incapaz de controlar a sua atenção, impulsividade e actividade motora.
         Não é uma ausência de vontade para o fazer, mas sim uma AUSENCIA DE CONTROLO que efectivamente traz consequências.

         AS Manifestações comprometais das crianças com PHDA que englobam sintomas de:

           Actividade Excessiva (inquietação motora, agitação)
           Distracção (dificuldade de concentração, atenção dispersa)
          Impulsividade (tendência a agir sem reflectir)

      Mas não quer dizer com isto que sejam crianças mal educadas ou sem princípios.
      Infelizmente ainda há muita gente que não sabe que as crianças lá porque fazem ”muitas birras” afinal não são birras mas sim com problemas de saúde.
      As pessoas não pensam que estas crianças sofrem muito!
      E os pais também porque sentem-se culpados.                                                
      É importante que os Pais se sintam confiantes, que utilizem métodos consistentes, que saibam como lidar com as suas Exigências

                                         A Criança com PHDA

   As Crianças com PHDA, têm habitualmente uma actividade física e mental excessiva, têm dificuldades em estar sossegados ou em prestar atenção, fazem e pensam várias coisas ao mesmo tempo, mudam frequentemente, de actividade para outra, não terminando as tarefas, têm dificuldade em cumprir regras, têm tendência a agir sem primeiro pensar, têm dificuldade em controlar os seus impulsos e até tendência a envolver-se em actividades perigosas e terem dificuldades no relacionamento com o grupo.
    Pelas suas características, acabam por tornar difícil a sua convivência com os outros e as constantes chamadas de atenção, repreensões e conflitos relacionais, podem levar a que a criança se sinta rejeitada, desvalorizada, excluída ou até injustamente culpabilizada em determinadas situações, o que pode contribuir para potenciar a instabilidade comportamental e diminuir a sua auto-estima.
         As crianças com PHDA também têm os seus momentos calmos e nunca será demais relembrar que estas crianças também precisam de se movimentar e também fazem asneiras tal como qualquer outra criança.
       As pessoas que lidam com estas crianças deverão evitar frequentes chamadas de atenção e críticas excessivas acerca de comportamentos desadequadas.
       Por vezes deverão mesmo tentar ignorar ou desculpabilizar determinados comportamentos só intervenção urgente, evitando que a criança se sinta sistematicamente punida e incompreendida.
       Os Pais devem ajudar a criança a estruturar as suas actividades.
       A Criança necessita de orientação, de estímulo e de incentivos frequentes o que a ajuda a concentrar-se na realização das suas actividades estas crianças nunca se devem sentir “perdidas no mundo delas”.

                                O Que sentem estas crianças:


São crianças que sofrem
São crianças que se sentem incompreendidas
São crianças incapazes de vencer sem ajuda
São crianças “diferentes”e muitas vezes conotadas como Mal Educadas de má índole, mas…. (Nem quem os tem sabem como lidar com elas).
São crianças, por vezes rejeitadas pelos colegas, pelos professores e pelo o meio social.
São filhos de pais que também acabam por ser “vítimas”da incompreensão do meio.
São geralmente muito afectivos e de comportamento generoso
     
     Como devemos ser a mãe/pai “ideal” com estas crianças:

   Ser inflexível no respeito as regras, mas sempre calmo e positivo

  Ser capaz de modificar as suas estratégias educativas e adaptá-las às necessidades da criança.

 Saber diminuir a pressão quando o nível de frustração da criança atinge um limiar crítico

 Falar calmamente, usar frases curtas, directas e de fácil compreensão

 Olhar para a criança nos olhos quando fala com ela

 Ignorar pequenas falhas e saber escolher “lutas”que valem a pena.

 Apoiar a criança na organização do trabalho sempre que ela necessite

 Interessar-se pela vida da criança: suas alegrias, seus desejos…….mesmo após um grande dia de trabalho!

 Saber compreender a criança e fundamentalmente SABER AMAR……..

                            

    Do Lado Esquerdo é o cérebro de uma criança Hiperactiva.
    Do Lado Direito é de uma criança normal.

    Temos de Amar os nossos filhos como são e sem preconceitos.
                           
  
   Adoro-te Filhinha isto é a maneira de dizer que não desisto nunca de ti.
    És a minha vida e a mamã fará tudo para te ajudar e te sentires bem.

                             















 

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